Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.
ENVIE A SUA QUESTÃO.
As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato. Nenhuma resposta pressupõe um diagnóstico por parte da nossa equipa nem a substituição de um acompanhamento especializado.

POSTS RECENTES

Tipos de Ansiedade

Problemas de Ansiedade

Problemas de comunicação

Auto-Estima

Psicoterapia para Depress...

Casal Feliz, Como ser?

Casal e os Filhos de outr...

Bom relacionamento

Boa Relação Intima

Perturbação Bipolar

ARQUIVOS

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Setembro 2011

Quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Construir Relação Saudável

construir relação saudável

 

 

Se espera obter o que quer 100% das vezes quando está num relacionamento, vai sair desiludido. As relações saudáveis são construídas no compromisso. No entanto, é preciso haver trabalho nos dois lados para que haja uma troca razoável.

 

Reconheça aquilo que é importante para o(a) seu companheiro(a)

Saber o que é verdadeiramente importante para o(a) seu(sua) companheiro(a) pode ser muito importante na edificação de boa vontade e na criação de uma atmosfera de compromisso. Por outro lado, é também importante para o(a) seu(sua) comapnheiro(a) reconhecer os seus desejos, e também que você os comunique de forma clara. Dar de forma constante à custa das suas necessidades gera raiva e ressentimento.

 

Não torne o "ganhar" o seu objectivo

Se abordar o seu parceiro com a atitude que diz que as coisas devem ser à sua maneira, será difícil alcançar um compromisso. Por vezes, essa atitude provém de não ter satisfeito as suas necessidades quando era mais jovem, ou de um ressentimento acumulado no relacionamento que atinge o seu ponto de ebulição. É aceitável ter convicções fortes sobre algo, mas o(a) seu(sua) companheiro(a) também merece ser ouvido. É mais provável que seja satisfeito(a) se respeitar as necessidades do seu parceiro, e chegar a um compromisso sempre que possível.

 

Aprenda a resolver conflitos de forma respeitadora

O conflito é inevitável em qualquer relacionamento, mas de forma a manter uma relação fortalecida, ambas as pessoas envolvidas precisam de sentir que têm uma voz. O objectivo não é ganhar mas sim resolver o conflito com respeito e amor.

Certifique-se que está a lutar de forma justa.

Não ataque o outro directamente, utilize frases com "eu" e comunique o que sente.

Não traga velhas discussões à baila.

Mantenha a ênfase no tópico que originou o conflito, e respeite o ponto de vista do outro.

 

Veja mais em Terapia de Casal

publicado por Clínica Psicologia Lisboa às 22:03
link do post | favorito

O Consultório Psicologia Familiar é desenvolvido pela Clínica Psicologia Lisboa.

TORNE-SE FÃ DA NOSSA PÁGINA
psicoterapiaDr. Pedro Albuquerque licenciou-se em Psicologia Clínica e do Aconselhamento, especializou-se em Psicoterapia de Grupo, Terapia de Casal e Coaching. Desenvolveu a sua práctica clínica no Hospital Júlio de Matos e em clínicas privadas. Possui estudos de doutoramento em Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Formação em EMDR e Programação Neuro-Linguistica. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas e da Associação Portuguesa para o Mindfulness. É fundador da Clínica Psicologia Lisboa.

psicoterapiaDr. Ana Teresa Marques licenciou-se em Psicologia Clínica, especializou-se em Psicoterapia Individual, Terapia de Casal e da Familia. Desenvolveu a sua práctica clínica no Instituto de Cardiologia Preventiva e em clínicas privadas. É membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É membro fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças e da Associação EMDR Portugal. É fundadora e Directora Clínica da Clínica Psicologia Lisboa.


CONTACTOS:
Morada: Av. João XXI, nº. 28, 2º.Dir, Lisboa
Telefone: 96 140 49 50
Telefone: 91 437 50 55
Email: clinica.psicologia.lisboa@gmail.com
Site: www.clinicapsicologialisboa.com

PESQUISAR NESTE BLOG

 

tags

todas as tags

links

SUBSCREVER FEEDS