Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.
ENVIE A SUA QUESTÃO.
As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato. Nenhuma resposta pressupõe um diagnóstico por parte da nossa equipa nem a substituição de um acompanhamento especializado.

POSTS RECENTES

Tipos de Ansiedade

Problemas de Ansiedade

Problemas de comunicação

Auto-Estima

Psicoterapia para Depress...

Casal Feliz, Como ser?

Casal e os Filhos de outr...

Bom relacionamento

Boa Relação Intima

Perturbação Bipolar

ARQUIVOS

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Setembro 2011

Quarta-feira, 22 de Abril de 2015

Ansiedade, O que é?

Ansiedade

 

ansiedade.jpg

 

 

Ansiedade é o termo utilizado para definir alguns problemas que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação.

Os problemas da ansiedade afectam a forma como pensamos, sentimos e agimos na medida em que se manifesta através de sintomas físicos reais.

Enquanto a ansiedade leve e moderada é caracterizada por sensações vagas de mal estar quando a ansiedade é forte e severa esta causa habitualmente uma grande incapacidade para fazer as coisas do dia a dia.

A maioria das pessoas tem um sentimento generalizado de preocupação e apreensão antes de fazer um teste ou falar em público. Este tipo de sintomas é completamente justificado e normal. No entanto, quando a pessoa sente um mal estar que a impede de fazer aquilo que tinha para fazer, ou quando a única opção que a pessoa parece ter é evitar a situação então está com um problema de ansiedade.

Os problemas de ansiedade podem ser entendidos em vários tipos, dois dos mais comuns são descritos em baixo.

Ansiedade – Ansiedade Generalizada

É um problema serio de ansiedade e é caracterizada pela excessiva preocupação e sintomas físicos, acerca de situações específicas do dia-a-dia, nomeadamente com a saúde, dinheiro, família ou trabalho. No entanto, apesar das situações serem especificas a fonte de preocupação é pouco especifica ou difusa. A pessoa não sabe porque se preocupa, simplesmente preocupa-se. A ansiedade é quase sempre desproporcionada em relação às situações. As pessoas que têmansiedade generalizada esperam sempre o pior, o mais catastrófico das situações que lhes causam preocupação e essa ansiedade interfere com o seu modo de vida.

Ansiedade – Ataques de Pânico

Os ataques de pânico são um tipo de ansiedade caracterizada por sentimentos de terror e apreensão ao mesmo tempo que surgem de uma forma muito intensa e rápida sensações de tremores, tonturas, sensação de desmaio, descontrolo, batimento cardíaco acelerado e sensação de dificuldade em respirar. Este tipo de ansiedade surge muito rapidamente em situações novas, mas mais frequentemente em situações aonde já ocorreram outros ataques de pânico. O ataque de pânico leva a que a pessoa passe a ficar com muita atenção aos sintomas no seu corpo o que eleva a apreensão de voltar a ter novos ataques de pânico aumentando desta forma a sua ansiedade.

Ansiedade – Ansiedade Social

É um tipo de fobia que é caracterizada pelo receio e medo de ser negativamente julgado e avaliado pelos outros, assim como uma sensibilidade muito grande à possibilidade de ser humilhado, criticado, rejeitado ou ignorado. Quase todas as situações sociais são tidas com o potencial perigo de algo de mau acontecer. Tudo começa com a timidez na infância, mas na idade adulta a ansiedade social toma a forma de evitamento e receio de intimidade emocional e física.

 

 

Marcar Consulta Psicologia Lisboa

Marcar Terapia Casal

Marcar Consulta Psicoterapia Lisboa

Marcar Consulta Psicologia Porto

tags:
publicado por Clínica Psicologia Lisboa às 10:03
link do post | favorito

O Consultório Psicologia Familiar é desenvolvido pela Clínica Psicologia Lisboa.

TORNE-SE FÃ DA NOSSA PÁGINA
psicoterapiaDr. Pedro Albuquerque licenciou-se em Psicologia Clínica e do Aconselhamento, especializou-se em Psicoterapia de Grupo, Terapia de Casal e Coaching. Desenvolveu a sua práctica clínica no Hospital Júlio de Matos e em clínicas privadas. Possui estudos de doutoramento em Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Formação em EMDR e Programação Neuro-Linguistica. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas e da Associação Portuguesa para o Mindfulness. É fundador da Clínica Psicologia Lisboa.

psicoterapiaDr. Ana Teresa Marques licenciou-se em Psicologia Clínica, especializou-se em Psicoterapia Individual, Terapia de Casal e da Familia. Desenvolveu a sua práctica clínica no Instituto de Cardiologia Preventiva e em clínicas privadas. É membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É membro fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças e da Associação EMDR Portugal. É fundadora e Directora Clínica da Clínica Psicologia Lisboa.


CONTACTOS:
Morada: Av. João XXI, nº. 28, 2º.Dir, Lisboa
Telefone: 96 140 49 50
Telefone: 91 437 50 55
Email: clinica.psicologia.lisboa@gmail.com
Site: www.clinicapsicologialisboa.com

PESQUISAR NESTE BLOG

 

tags

todas as tags

links

SUBSCREVER FEEDS