Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

16 Ideias a Não Perder!

06.09.12, Clínica Psicologia Lisboa

 Terapia de Casal

 

  1. Mantenha-se focalizado no seu objectivo, que é ter uma relação feliz. Diga e faça o que permite que você e a outra pessoa tenha uma relação feliz. Evite o contrário. Tudo o resto é um comentário.
  2. Pergunte-se frequentemente "O que podemos fazer para ter uma atmosfera feliz e carinhosa em casa?"
  3. Focalize-se no compreender e proporcionar ao outro a satisfação de necessidades. Bem como deixar claro e reclamar a satisfação das suas.
  4. Diga e faça coisas que proporcione o sentimento de que para si a outra pessoa é a mais importante.
  5. Pergunte-se "O que poderei dizer ou fazer para deixar a outra pessoa bem (num estado emocional positivo)?"
  6. Antes de falar, esclareça para si mesmo o objectivo do que vai dizer. O resultado que obtem na conversa é definido pelo sentido da sua comunicação. Se aquilo que dizer não trouxer o resultado que pretende, mude a abordagem. Lembre-se que o seu objectivo final é o respeito mútuo e a felicidade. Não discuta sem objectivo.
  7. Demonstre de diversas formas e várias vezes com apreço e gratidão o amor e dedicação que a outra pessoa demonstra ter por si.
  8. Saiba ouvir. Procure compreender o ponto de vista da outra pessoa. Pode fazê-lo sem sentir que abdica do seu ponto de vista.
  9. Tenha em atenção aos sentimentos e necessidades da outra pessoa.
  10. Substitua as queixas e as culpas por motivar a outra pessoa a ir na direcção que você acha certa. Se a sua estratégia não é bem sucedida faça qualquer coisa diferente.
  11. Desista de expectativas irrealistas. Não espere que a outra pessoa seja perfeita, ou que adivinhe o que você precisa, pensa ou sente. E não faça comparações com outras pessoas.
  12. Esteja disponivel para o compromisso. Esteja disponivel para fazer diferente do que habitualmente faz e espere que a outra pessoa faça o mesmo.
  13. Faça uma lista dos beneficios de estar com essa pessoa. Vá acrescentando itens a essa lista e leia-a com frequência.
  14. Pense no que pode fazer para puxar pelas qualidades da outra pessoa. Valorize essas qualidades com acções e elogios.
  15. Focalize-se em encontrar soluções para qualquer problema que surja na relação. Esteja focalizado na solução e não no problema. Não se refugie na culpa e na queixa. Não se focalize em que está mais errado ou mais certo. Para que a relação seja feliz procure encontrar soluções juntamente com a outra pessoa.
  16. Viva o presente. O que correu mal no passado, vive no passado. Você cria o presente e o futuro com os seus pensamentos, palavras e acções neste momento. Escolha-os com sabedoria

 

Clínica Psicologia Lisboa

Consultório Terapia Casal

Consulta Psicoterapia Lisboa

Clínica Psicologia Porto