Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

O Que Precisa Para Ter Uma Família Ainda Mais Feliz – Parte I

21.02.12, Clínica Psicologia Lisboa
CPL Familia Feliz

Desfrute a Companhia de Cada Um

A essência de uma família feliz é que toda a família engrandece a personalidade de cada um dos elementos e isso reflecte-se na forma como cada um se relaciona com os outros. Toda a relação familiar é caracterizada por uma alegria na partilha e nas interacções. O resultado final é que quando os pais chegam a casa os filhos ficam felizes por os ver, e quando os filhos chegam a casa os pais ficam felizes por vê-los.

 

Ouça a Historia Deles, Conte a Sua

Quando os filhos chegam a casa, pergunte-lhes como correu a escola e conte-lhes uma historia sua de quando andou na escola e que tem a ver com o que eles estão a viver. Expresse a sua opinião, a sua maneira de ver as coisas, os seus valores. Repare… porque que é que os filhos estariam contentes por verem os pais, se quando os pais chegam a casa, mesmo que derrotados pelo cansaço do dia esgotante de trabalho e não tiverem pelo menos aqueles dez minutos para saber do dia dos filhos? Que felicidade terão os filhos em constatar que têm que rivalizar a atenção com a televisão.

A regra fundamental é que os filhos venham sempre em primeiro lugar. Você tem que largar tudo o que está a fazer e chegar a casa com qualquer coisa para partilhar com os seus filhos. Isso dará aos seus filhos uma perspectiva futura da função da família. Um dos grandes problemas das famílias é a rotina e o aborrecimento o que conduz à disfunção e aos filhos quererem mais estar com os amigos do que com a família.

 

Casamento Vem Primeiro

Estabeleça um exemplo para os seus filhos do que é o verdadeiro amor. A relação do casal deve vir em primeiro lugar.

Existem muitas famílias em que os filhos vêm em primeiro lugar. Sendo natural quando as crianças são muito pequenas e precisam de quase exclusividade de atenção, alguns pais tendem a estender esta relação exclusiva muito para além das reais necessidades dos filhos. Nestas situações os filhos tornam-se os substitutos e por vezes as únicas fontes de amor devido ao afastamento afectivo progressivo entre os elementos do casal. Lembre-se que se a sua relação estiver em primeiro lugar estará a transmitir aos seus filhos o valor do afecto, da partilha, do respeito e do carinho entre dois adultos, estará a servir como modelo afectivo e relacional para que os seus filhos queiram isso para as suas vidas.

 

As Refeições Fazem-se Juntos

Os elementos das famílias que comem juntos, permanecem juntos. A refeição em família é muito importante. É o tempo de ligação e relação. Possivelmente o único tempo que na realidade têm para estar junto de pais, filhos e irmãos.

 

Clínica Psicologia Lisboa

Consultório Terapia Casal

Consulta Psicoterapia Lisboa

Clínica Psicologia Porto