A intensidade do amor na relação com a outra pessoa é a cola que mantém a nova família unida.
Tente o melhor que poder para não discutir com a outra pessoa acerca de assuntos relativos aos seus filhos.
Permita que a outra pessoa também ame os filhos dele(a) livremente. Se fizer isso ajudará a outra pessoa a amá-lo(a) a si com maior intensidade.
Os pais têm um amor intenso, instintivo e protector pelos seus filhos - um amor diferente daquele que têm pelos(as) seus/suas companheiros(as).
Você não está em competição com os filhos da outra pessoa, mas se sentir que está, então aceite o facto que os filhos terão sempre um lugar diferente do seu.
Vamos imaginar que você e a outra pessoa fazem uma excelente equipa numa modalidade desportiva. Vamos imaginar que obtém excelentes resultados os dois.
Vamos imaginar ainda que a pessoa que você ama também faz uma excelente equipa com os filhos dele(a) numa outra modalidade.
Será que lhe parece razoável querer que a pessoa que você ama deixe de praticar aquela modalidade com os filhos, para poder praticá-la somente consigo? Será que a pessoa que você ama tem a vitalidade e o entusiasmo de fazer equipa consigo se lhe disserem que não pode fazer equipa na modalidade com os filhos?
Se quer que a pessoa que você ama seja feliz, deixe-a "competir" naquilo que ela quer, sendo que isso melhorará a equipa consigo.
Quando parar de fazer essa luta, a outra pessoa irá ironicamente amá-lo(a) mais.