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Quarta-feira, 29 de Abril de 2015

Aumentar Motivação pelo Trabalho

Aumentar motivação pelo trabalho é um dos maiores desafios que frequentemente enfrenta na sua carreira profissional.

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Seja pelo tipo de trabalho que faz, seja pelo tipo de pessoas que lida, seja pelo tipo de recompensas que recebe pelo que faz. Aumentar a motivação é uma tarefa exigente, árdua e constante.

Será que existe alguma coisa que possa fazer para aumentar motivação pelo seu trabalho? Considere o seguinte:

Aumentar Motivação desenvolvendo convicção.

Convicção é acreditar fortemente no que quer fazer. Acreditar fortemente dá a coragem, a vontade e a energia para dirigir-se para os objectivos. Pergunte-se quais são os seus objectivos de carreira? Como é que esses objectivos de carreira se cruzam com os objectivos da sua empresa? Se quer aumentar motivação pelo seu trabalho tem que acreditar nos objectivos da empresa e para ter um maior sentido e propósito de vida tem que alinhar os seus objectivos de carreira com os objectivos da empresa.

Aumentar Motivação desenvolvendo uma atitude positiva.

Aitude quer dizer a maneira como pensa e a forma como faz as coisas na sua vida. Qualquer que seja a tarefa que tem que fazer encare-a com uma atitude positiva. Uma atitude positiva quer dizer que você tem orgulho e paixão no que faz. Dar o seu melhor para superar a tarefa é uma atitude positiva. E se a tarefa for negativa para si, porque é entediante, stressante, aborrecida, rotineira ou outra coisa qualquer, então a sua atitude de orgulho e paixão é ainda mais positiva. Por que é que isto faz aumentar motivação? Porque isso vai fazer com que você se aproxime dos seus objectivos e dos objectivos da sua empresa. Por incrível que pareça aumentar motivação não tem a ver com a natureza agradável da tarefa mas antes com a sua atitude perante ela.

Aumentar Motivação desenvolvendo admiração.

Admire as qualidades e conquistas das pessoas. Principalmente se forem difíceis de conseguir. Para aumentar motivação comece por mostrar admiração pelas suas qualidades e conquistas. Se pretende que as outras pessoas vejam as suas qualidades e reconheçam as suas conquistas tem que começar você por vê-las e reconhecê-las. Tente perceber a importância do seu trabalho na empresa. Admire as qualidades e as conquistas das outras pessoas e mostre reconhecimento quando apropriado. Todos gostamos de reconhecimento e as pessoas estão mais dispostas retribuir reconhecimento quando o recebem.

Aumentar Motivação desenvolvendo empatia.

Empatia é a capacidade para imaginar e partilhar dos sentimentos e da experiencia de outra pessoa. No trabalho e ao longo da carreira irá conhecer pessoas que não cooperam, que são irrazoáveis, que têm sentimentos negativos perante si, como a inveja, o receio, o excesso de ego, a desconfiança, etc. Essas pessoas são aquelas que mais facilmente a irão desmotivar. Para ultrapassar isso, procure empatizar com as dificuldades dessa pessoa. As dificuldades que a fazem ser negativa perante si. A sua maior capacidade é a compreensão com a incapacidade dos outros. Senão porque estariam a reagir assim? Não será?

Aumentar Motivação mostrando sinceridade.

Sinceridade é dizer e fazer apenas as coisas que realmente acredita. Quando faz o que lhe compete, faça-o com sinceridade. Agradeça quando recebe ajuda. Conteste quando algo lhe desagrada. Diga sinceramente o que pensa. E não diga nada se achar que sinceramente não vai adiantar coisa nenhuma. Seja como for, agir com sinceridade aumenta motivação porque aumenta a coerência da si enquanto pessoa.

 

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Quarta-feira, 22 de Abril de 2015

Ansiedade, O que é?

Ansiedade

 

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Ansiedade é o termo utilizado para definir alguns problemas que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação.

Os problemas da ansiedade afectam a forma como pensamos, sentimos e agimos na medida em que se manifesta através de sintomas físicos reais.

Enquanto a ansiedade leve e moderada é caracterizada por sensações vagas de mal estar quando a ansiedade é forte e severa esta causa habitualmente uma grande incapacidade para fazer as coisas do dia a dia.

A maioria das pessoas tem um sentimento generalizado de preocupação e apreensão antes de fazer um teste ou falar em público. Este tipo de sintomas é completamente justificado e normal. No entanto, quando a pessoa sente um mal estar que a impede de fazer aquilo que tinha para fazer, ou quando a única opção que a pessoa parece ter é evitar a situação então está com um problema de ansiedade.

Os problemas de ansiedade podem ser entendidos em vários tipos, dois dos mais comuns são descritos em baixo.

Ansiedade – Ansiedade Generalizada

É um problema serio de ansiedade e é caracterizada pela excessiva preocupação e sintomas físicos, acerca de situações específicas do dia-a-dia, nomeadamente com a saúde, dinheiro, família ou trabalho. No entanto, apesar das situações serem especificas a fonte de preocupação é pouco especifica ou difusa. A pessoa não sabe porque se preocupa, simplesmente preocupa-se. A ansiedade é quase sempre desproporcionada em relação às situações. As pessoas que têm ansiedade generalizada esperam sempre o pior, o mais catastrófico das situações que lhes causam preocupação e essa ansiedade interfere com o seu modo de vida.

Ansiedade – Ataques de Pânico

Os ataques de pânico são um tipo de ansiedade caracterizada por sentimentos de terror e apreensão ao mesmo tempo que surgem de uma forma muito intensa e rápida sensações de tremores, tonturas, sensação de desmaio, descontrolo, batimento cardíaco acelerado e sensação de dificuldade em respirar. Este tipo de ansiedade surge muito rapidamente em situações novas, mas mais frequentemente em situações aonde já ocorreram outros ataques de pânico. O ataque de pânico leva a que a pessoa passe a ficar com muita atenção aos sintomas no seu corpo o que eleva a apreensão de voltar a ter novos ataques de pânico aumentando desta forma a sua ansiedade.

Ansiedade – Ansiedade Social

É um tipo de fobia social que é caracterizada pelo receio e medo de ser negativamente julgado e avaliado pelos outros, assim como uma sensibilidade muito grande à possibilidade de ser humilhado, criticado, rejeitado ou ignorado. Quase todas as situações sociais são tidas com o potencial perigo de algo de mau acontecer. Tudo começa com a timidez na infância, mas na idade adulta a ansiedade social toma a forma de evitamento e receio de intimidade emocional e física.

 

 

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Quarta-feira, 15 de Abril de 2015

Aumentar Autoestima

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Aumentar Autoestima – Diga PARAR à Auto-Crítica

Uma boa maneira para começar a aumentar autoestima é aprender a lidar e a substituir a voz crítica interior.

Todos temos uma voz crítica. Para alguns ela está sempre presente, para outros só em certas circunstâncias.

Essa voz critica interior serve muito bem para nos empurrar a fazer as coisas, ou para fazermos as coisas para termos uma certa aceitação, ou evitarmos a reprovação ou avaliação negativa dos outros. No entanto, essa mesma voz interior faz o contrário de aumentar autoestima.

Esta voz crítica interior dispara pensamentos destrutivos do tipo “Se não ficares a trabalhar até mais tarde vão pensar que és preguiçoso e descuidado”, “Os outros fariam isto muito melhor e mais rápido”, “Não és tão interessante como aquela colega”.

A primeira coisa a fazer para aumentar autoestima é perceber que estes pensamentos parecem ser verdades para si, mas poderão não corresponder à realidade. Poderão de facto ser a forma como pensa. Mas quantas vezes já deu por si a mudar de ideias, a ter outros pontos de vista, a perceber que numa altura aquilo que parece verdade não o é numa outra ocasião.

A segunda coisa a fazer para aumentar autoestima é simplesmente dizer PARA à sua mente sempre que ela começar a dar-lhe estes pensamentos críticos. Pode até dizer “Não, não, não vás por aí”.

A terceira coisa a fazer para aumentar autoestima é pensar alguma coisa construtiva, que traga um resultado positivo à situação ou a outra situação se não poder fazer nada quanto aquela.

Aumentar Autoestima – Hábitos Saudáveis são Fundamentais

Para tornar a voz critica menos intensa e menos frequente e ao mesmo tempo conseguir motivar-se para os seus objectivos e aumentar autoestima é muito importante que comece a tornar os seus hábitos o mais saudáveis possível.

Uma das formas para começar a ter hábitos de melhorar autoestima e substituir essa voz interior critica é lembrar-se dos benefícios. Escreva diariamente os benefícios de sentirá quando um dia mais tarde tiver muito boa autoestima. Que tipo de pessoa será? O que conseguirá fazer melhor? Que resultados práticos acontecerão na sua vida? Escreva isso todos os dias em 5 minutos. Irá encontrar neste hábito de se lembrar de aumentar autoestima uma forte ferramenta motivacional. Por exemplo, Quando perder peso a sua auto-imagem irá melhorar e sentir-se-á melhor. Quando não fumar irá sentir-se mais forte, seguro e capaz, para além que irá gastar esse dinheiro em roupa ou viagens. Quando ganhar mais dinheiro irá viajar mais, conhecer outras pessoas e realidades diferentes.

Outra das formas para começar a ter hábitos de melhorar autoestima é pensar no que realmente gostaria de fazer. Quando você gosta realmente de alguma coisa a sua motivação dispara como um foguete e fazer essas coisas torna-se fácil e prazeroso. Quando gosta realmente de alguma coisa você puxa por si a ter e ultrapassa com facilidade qualquer resistência. Com base nisso, quando acontecer perder a motivação uma coisa na sua vida pergunte-se “Estou a fazer o que gosto realmente?” Se não está e se for possível mudar então comece a pensar como muda o carril, o caminho. Não será imediato, mas será uma viagem que irá aumentar autoestima quando o conseguir.

 

 

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Quarta-feira, 8 de Abril de 2015

Ansiedade, O que é

O que é Ansiedade?

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Preocupa-se excessivamente com coisas improváveis de acontecer, ou sente tensão e ansiedade durante o dia sem aparente razão para isso?

Todas as pessoas sentem ansiedade ocasionalmente, mas se as suas preocupações e receios são tão constantes que interferem com a sua capacidade para lidar com as coisas da vida de uma forma tranquila, você pode ter um problema de ansiedade..

A ansiedade é física e mentalmente esgotante. Esgota a energia mental, impede que durma tranquilamente e cansa o seu corpo. Mas não tem que viver sempre assim. Você pode libertar-se da prisão da preocupação crónica e aprender a acalmar a sua mente ansiosa.

A ansiedade é um problema comum que envolve preocupação crónica, nervosismo e tensão.

No caso de uma fobia o receio está associado a uma coisa ou situação específica, mas por vezes os motivos da ansiedade são mais vagos, podendo parecer um sentimento geral de inquietação perante as várias situações da sua vida. Este tipo de ansiedade é muito menos intenso do que um ataque de pânico, mas muito mais duradouro, tornando-se difícil e esgotante levar a vida com calma, apreço e relaxamento.

Com ansiedade as pessoas podem preocupar-se com as mesmas coisas que os outros se preocupam: assuntos relacionados com a saúde, pobreza ou crise, problemas familiares, dificuldades no emprego, mas estas preocupações são levadas a um nível diferente, mas catastrófico e negativo. A pessoa leva para a sua vida do dia-a-dia uma preocupação e tensão exagerada, mesmo que haja pouco ou nada que a provoque.

Mesmo que se aperceba que a sua ansiedade é mais intensa do que a situação mereceria ou mesmo que acredite que a sua preocupação está a evitar que alguma coisa corra mal, o resultado final é o mesmo. A pessoa não consegue virar as costas aos seus pensamentos de ansiedade. Eles voltam sempre para dentro da cabeça.

Pensamentos na Ansiedade

Veja se tem alguns dos seguintes pensamentos. A melhor forma de perceber se tem alguma propensão para ter problemas de ansiedade é identificar o que acredita ser a importância de se preocupar. Se acreditar nas seguintes afirmações é muito provável que venha a ter ou tenha Ansiedade.

  • Se não me preocupar, serei descuidado e irresponsável.
  • Se me preocupar, estarei mais preparado quando surgirem acontecimentos imprevisíveis.
  • Preocupo-me para saber o que fazer.
  • Se estiver sempre preocupado, ficarei menos desiludido quando acontecer algo sério.
  • O facto de me preocupar ajuda-me a planear o que devo fazer para resolver um problema.
  • Só o facto de me preocupar pode prevenir que os imprevistos aconteçam.
  • Se não me preocupar, serei uma pessoa negligente e descuidada.
  • O facto de me preocupar confirma que sou uma pessoa prudente.
  • É com a preocupação que me empenho no trabalho que tenho que fazer.
  • Preocupo-me porque me ajuda a encontrar uma solução para os problemas.
  • O facto de me preocupar mostra que sou uma pessoa que toma conta dos assuntos.
  • Pensar demasiado em coisas positivas pode evitar que elas ocorram.
  • Se um azar acontecer, sentirei menos responsabilidade e menos culpa se me tiver preocupado com isso.
  • É através da preocupação que encontro a solução para fazer as coisas.
  • A preocupação estimula-me e faz-me ser mais eficiente.
  • O facto de me preocupar incita-me a agir e motiva-me a fazer as coisas que necessito fazer.
  • O próprio facto de me preocupar reduz o risco de que alguma coisa séria possa acontecer.
  • Através da preocupação, faço determinadas coisas que não decidiria fazer se não me preocupasse.
  • Se me preocupar menos, diminuo as possibilidades de encontrar a melhor solução.

Como se pensa quando se tem Ansiedade?

As seguintes afirmações expressam atitudes que habitualmente as pessoas com ansiedade demonstram ter face à preocupação. Se tiver estas atitudes é muito provável que venha a ter ou tenha ansiedade.

  • Preocupando-me, reorganizo e planeio melhor o meu tempo.
  • Preocupar-me começa como um processo de me preparar para enfrentar novas situações.
  • A preocupação clarifica os meus pensamentos e a concentração.
  • A preocupação funciona como um estimulante.
  • A preocupação desafia-me e motiva-me, sem isso não conseguiria muito na vida.
  • No fundo sei que não necessito de me preocupar tanto, mas não consigo evitar.
  • A preocupação dá-me a oportunidade para analisar as situações e trabalhar os prós e contras.
  • A preocupação permite-me trabalhar o pior que pode acontecer, portanto quando isso não acontece, as coisas são melhores.
  • A preocupação faz-me fazer coisas porque aumenta os meus níveis de adrenalina.
  • Se tenho que fazer alguma coisa, tenho que me preocupar com isso.
  • A preocupação faz-me reflectir na minha vida quando me coloca questões que normalmente não me colocaria se estivesse tranquilo.
  • A preocupação acrescenta apreensão ao problema e como tal conduz-me a explorar diferentes possibilidades.
  • A preocupação aumenta a minha consciência, o que faz aumentar o meu desempenho.

Consequências da Ansiedade

As seguintes afirmações expressam as consequências que habitualmente as pessoas com Ansiedade demonstram ter face na sua vida diária. Se tiver estas atitudes é muito provável que venha a ter ou tenha Ansiedade.

  • Preocupar-me distorce o problema que tenho e portanto sou incapaz de o resolver.
  • Preocupar faz-me sentir deprimido e portanto dificulta-me a concentração e o empenho nas coisas.
  • Quando estou preocupado, estou impedido de agir decididamente.
  • A preocupação enfraquece o meu nível de energia na resposta aos acontecimentos que me preocupam.
  • A preocupação faz-me sentir tenso e irritado.
  • A preocupação faz-me sentir stress.
  • A preocupação impede-me de lidar com certas situações.
  • A preocupação torna-me irracional.
  • A preocupação põe-me agitado.
  • A preocupação aumenta a minha ansiedade e portanto diminui o meu desempenho.
  • A preocupação impede-me de pensar claramente.
  • A preocupação faz-me focar nas coisas erradas.
  • Torno-me paranoico quando me preocupo.
  • A preocupação dá-me um ar pessimista e fatalista.

A diferença entre Ansiedade “Normal” e um problema de Ansiedade

Preocupação, duvidas, incertezas e receios fazem parte da vida. É normal sentir ansiedade perante algo importante no futuro ou preocupação com as finanças ou com a saúde do próprio ou de alguém. A diferença entre ter ansiedade “normal” e um problema de ansiedade é que num problema de ansiedade a preocupação é:

Ansiedade “Normal” tem as seguintes características:

  • A ansiedade não impede que faça as suas actividades e responsabilidades diárias.
  • A pessoa sente um controlo sobre a ansiedade.
  • Apesar da ansiedade ser desagradável a pessoa sente que não desorganiza o raciocínio.
  • A ansiedade está circunscrita a um certo número de coisas.
  • Os acessos de ansiedade são limitados no tempo.

Um Problema de Ansiedade, tem as seguintes características:

  • A ansiedade impede frequentemente que faça as suas actividades e responsabilidades diárias.
  • A pessoa sente que a ansiedade é incontrolável.
  • A ansiedade é extremamente desgastante e desorganizadora.
  • A pessoa preocupa-se com todo o tipo de coisas desde as mais significativas às menos importantes e tende sempre a esperar que aconteça o pior.
  • A ansiedade é uma constante quase todos os dias.

Queixas na Ansiedade

As queixas na Ansiedade tendem a mudar e a apresentar-se de formas diferentes. É frequente a pessoa sentir-se melhor nuns dias que outros, e melhor em algumas alturas do dia e pior noutras. E apesar do stress diário não provocar ansiedade pode no entanto acentuar os sintomas.

Nem todas as pessoas com Ansiedade apresentam as mesmas queixas. No entanto, a maioria das pessoas com Ansiedade refere queixas dos seguintes sintomas:

Queixas emocionais quando existe ansiedade:

  • Preocupações constantes que não saem da cabeça.
  • Sentimento que a ansiedade é incontrolável.
  • Sentimento que não há nada que consiga fazer para parar a preocupação.
  • A pessoa sente que os pensamentos de preocupação aparecem sem a pessoa querer tê-los, esforçando-se ao máximo para se “ver livre” deles sem conseguir.
  • A pessoa sente uma grande dificuldade em lidar com a incerteza. Como se necessitasse de saber exactamente como as coisas vão acontecer.
  • A pessoa sente quase constantemente um sentimento de apreensão.

Queixas físicas quando existe ansiedade:

  • Sensação de tensão. Rigidez muscular. Músculos presos.
  • Dificuldade para adormecer ou manter um sono tranquilo, porque a mente não para de pensar.
  • Sensação de cansaço.
  • Sensação de “estar à beira do esgotamento”.
  • Sentimento de inquietação.
  • Problemas de estômago, náuseas ou vómitos.

Outras queixas na ansiedade:

  • Dificuldade em relaxar, divertir, aproveitar o tempo.
  • Dificuldade em ser o mesmo. Como se a pessoa usasse uma mascara o tempo todo.
  • Dificuldade de concentração.
  • Frequentemente a pessoa coloca as coisas de lado porque se sente esmagada e cansada pela ansiedade.
  • Na maioria das vezes a pessoa evita situações que a deixem ansiosa.

 

 

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O Consultório Psicologia Familiar é desenvolvido pela Clínica Psicologia Lisboa.

psicoterapiaDr. Pedro Albuquerque licenciou-se em Psicologia Clínica e do Aconselhamento, especializou-se em Psicoterapia de Grupo, Terapia de Casal e Coaching. Desenvolveu a sua práctica clínica no Hospital Júlio de Matos e em clínicas privadas. Possui estudos de doutoramento em Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Formação em EMDR e Programação Neuro-Linguistica. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas e da Associação Portuguesa para o Mindfulness. É fundador da Clínica Psicologia Lisboa.

psicoterapiaDr. Ana Teresa Marques licenciou-se em Psicologia Clínica, especializou-se em Psicoterapia Individual, Terapia de Casal e da Familia. Desenvolveu a sua práctica clínica no Instituto de Cardiologia Preventiva e em clínicas privadas. É membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É membro fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças e da Associação EMDR Portugal. É fundadora e Directora Clínica da Clínica Psicologia Lisboa.


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