Questão colocada: “Zanguei-me com a minha melhor amiga. Sempre fomos confidentes uma da outra e sempre fizemos tudo em conjunto, mas um dia desentendemo-nos nem sei bem porquê e agora não nos falamos. Esta situação já dura à 1 ano e sinto-me triste e com saudades. Não sei se lhe devo ou não telefonar porque também não sei como é que ela vai receber o meu telefonema. A minha família diz-me para não o fazer porque me estou a rebaixar, mas tenho muita vontade de lhe ligar. Qual será a melhor atitude?”
Cara leitora
A melhor atitude será sempre aquela que tiver maior probabilidade de a fazer feliz. Efectivamente telefonar à sua amiga tem como risco esta não a receber bem e não ser possível a continuidade da vossa amizade. Por outro lado, se nada fizer, será mesmo impossível que a relação se volte a restabelecer.
Podemos pensar que a outra pessoa também poderia ter alguma atitude de aproximação, mas se a pessoa pensar na mesma forma, nenhuma das duas
empreenderá qualquer esforço de proximidade. Dar o primeiro passo não é um acto de humilhação ou rebaixamento, mas sim um acto de coragem e generosidade.
Se tem vontade de tentar, tente. Não tenha qualquer receio, já que o ganho será positivo ou nulo, pois o mais que pode acontecer é ficarem como estão agora, isto é, afastadas.
Por vezes as pessoas zangam-se por pequeníssimas coisas e o outro nem se apercebe, e é extremamente importante que queira criar mais uma oportunidade para puderem falar e esclarecer possíveis mal-entendidos.
Se vai telefonar à sua amiga, faça-o em nome da vossa amizade, da qual já tem tantas saudades.
Eis algumas dicas para estabelecer e manter as amizades: