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Tarefas Domésticas: Conflito ou Negociação?

18.04.12, Clínica Psicologia Lisboa

Clínica Psicologia Lisboa Tarefas Domésticas

 

A divisão das tarefas domésticas sendo um dos mais frequentes problemas de relacionamento relatados pelos casais, é uma das áreas de negociação que deveria ser das mais fáceis de resolver, mas geralmente não é assim.

 

Uma das razões prende-se com o facto de tradicionalmente o homem não faz a sua parte na limpeza da casa, nas compras de supermercado, no lavar
a roupa ou a loiça. Pode dever-se a não ter sido habituado na casa dos seus pais, mas o facto é que colocar estas tarefas sobre a mulher justificando-se consciente ou inconscientemente com a sua infância cria na maioria das vezes situações que são sentidas como falta de respeito.

 

O homem pode até acreditar que as tarefas domésticas são obrigação de ambos, mas muitas vezes o seu comportamento diz o contrário.

 

Uma outra questão que potencia este problema é que frequentemente a mulher personaliza negativamente este comportamento do homem sentindo-se atingida no seu valor – que ele não valoriza o seu esforço, que ele não aprecia a sua dedicação, que ele não a ama.

 

Por vezes os homens referem que nem reparam que a mulher está a fazer o trabalho todo de casa. Depois de reconhecerem que falharam nesse compromisso pedem desculpa, mas surpreendentemente a coisa habitualmente dura pouco; a mulher censura, critica e resmunga perante a falta de atenção devida, uma posição que a maioria das mulheres detesta.

 

Uma boa técnica para minimizar esta diferença é preparar uma espécie de contracto no qual são listadas todas as coisas essenciais relacionadas com as tarefas domésticas.

 

Neste contracto, faça duas colunas para cada tarefa. Uma das colunas servirá para registas quem faz a tarefa actualmente. A segunda coluna irá reflectir o resultado da negociação, ou seja: quem concorda em fazer essa tarefa no futuro.

 

Entre as tarefas habituais de compras para a casa, cozinhar, lavar e estender a roupa, passar a ferro, limpar as casas de banho, aspirar e limpar o pó, não se deve esquecer as tarefas relacionadas com os filhos, o ver o correio, o pagamento de contas, o controlo financeiro, a papelada burocrática, despejar o lixo, lavar e aspirar o carro, etc.

 

O benefício de fazer esta negociação é que ela é tanto um mapa anti-esquecimento e anti-distracção como é um contracto de compromisso no sentido de reforçar o entendimento da realidade que ambos acordaram estar a decorrer.

 

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