Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.
ENVIE A SUA QUESTÃO.
As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato. Nenhuma resposta pressupõe um diagnóstico por parte da nossa equipa nem a substituição de um acompanhamento especializado.

POSTS RECENTES

Tipos de Ansiedade

Problemas de Ansiedade

Problemas de comunicação

Auto-Estima

Psicoterapia para Depress...

Casal Feliz, Como ser?

Casal e os Filhos de outr...

Bom relacionamento

Boa Relação Intima

Perturbação Bipolar

ARQUIVOS

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Setembro 2011

Sábado, 16 de Junho de 2012

Comece o Dia Sorrindo... Mesmo Que Lhe Apeteça Arrancar os Cabelos

otimo dia clinica psicologia lisboa

 

De manhã começa o dia para todos, mas geralmente para si, que é mulher e mãe de família, o acordar não é suave nem pacífico.

Pode começar com o tocar do despertador, mas também pode começar com os gritos das crianças a chamarem ou dos bebés a chorarem.

É preciso levantar as crianças, lavá-las, vesti-las, dar-lhes o pequeno-almoço e preparar as mochilas da escola e as lancheiras. Se levam o almoço de casa é preciso começar a cozinhar logo de manhã. Camas para fazer, louça dos pequenos-almoços para arrumar, orientar almoços se os meninos
vão almoçar a casa e destinar o jantar. O que faz falta comprar para o dia e para o dia seguinte, se as roupas da escola estão preparadas, fatos de ginástica e de actividades desportivas. Se existem animais de estimação em casa, é preciso tratar da sua higiene, passear os cães quando existem, dar-lhes comida e água. Finalmente, o pequeno-almoço está tomado mas eis que a pequenota da casa entorna o leite com chocolate em cima. Novamente é preciso lavá-la, trocá-la e limpar os estragos na cozinha. E agora o seu telemóvel está a tocar; é uma colega que quer saber como se faz a inserção de dados para a reunião do meio-dia. Você explica-lhe enquanto olha de relance para o relógio.

Tudo pronto para sair.

-Esperem, Você ainda não está pronta. Ainda não se vestiu sequer. Nova corrida nova viagem. A família à porta, estão a ficar atrasados e você tem que tomar banho, vestir-se, arranjar-se. Onde está a minha roupa? Hoje afinal está a chover...

 

O stress apodera-se de si, logo pela manhã e por muito muititask que você seja, ou acorda 1 hora mais cedo ou vai estar sempre a correr e a falhar.

 

Na realidade é possível alterar a sua vida diariamente e passar a ter manhãs mais calmas se usar alguns truques muito simples, que fazem com que as suas horas "tóxicas" ou "de ponta" sejam horas mais calmas, com mais disponibilidade para a família.

 

Eis algumas dicas:

 

  • Prepare as roupas no dia anterior à noite, dos seus filhos e também as suas; verifique na internet qual o tempo que irá fazer-se sentir na sua cidade para que não tenha que fazer trocas de última hora
  • Os mais pequenos da casa podem tomar um banho mais calmo e relaxante à noite, em vez de tomarem ao acordar
  • Deixe o pequeno-almoço meio preparado, isto, é, deixe a mesa posta à noite e os alimentos à mão
  • Se possível prepare almoços e lanches de véspera, para que apenas tenha que aquecer os termos, se houver necessidade
  • Prepare sacos de ginástica e mochilas, bem como a sua carteira e pasta, e deixe-os na entrada da casa
  • Deixe preparadas as tigelas da comida e água dos animais
  • Quando preparar a sua roupa, prepare também adereços e maquilhagem de forma a ter tudo à mão de manhã
  • Penteie as crianças, principalmente as meninas de cabelos compridos, antes de irem para a cama, para que de manhã não se aborreçam muito
    com nós indesejados nos cabelos
  • Tome banho e maquilhe-se, se possível antes de as crianças acordarem, mas não se vista logo, para evitar “estragos irreparáveis”
  • Vista as crianças depois destas terem tomado o pequeno-almoço e lavado os dentes, para que não se sujem
  • Aos fins-de-semana, faça as compras para a semana, com o auxílio de listas, de forma a não se preocupar com compras durante a semana.
  • Faça menus semanais, de almoços e jantares e adeqúe as compras aos menus.
  • Não atenda o telefone a não ser que esteja à espera de uma chamada urgente

 

Posto isto, coloque uma música simpática e motivadora quando acorda, Relaxe e sente-se a tomar o pequeno-almoço com a sua família e deixe a limpeza da cozinha e arrumação dos quartos para último lugar; caso não tenha tempo para o fazer, não se sinta mal por isso.

 

Consulta Psicologia Lisboa

Terapia Casal

Consulta Psicoterapia Lisboa

Consulta Porto

Consulta Faro

Consulta Aveiro

Consulta Braga

Consulta Santarém

Consulta Viana do Castelo

Consulta Leiria

Consulta Évora

Consulta Setúbal

Consulta Beja

Consulta Coimbra

publicado por Clínica Psicologia Lisboa às 21:07
link do post | favorito

O Consultório Psicologia Familiar é desenvolvido pela Clínica Psicologia Lisboa.

psicoterapiaDr. Pedro Albuquerque licenciou-se em Psicologia Clínica e do Aconselhamento, especializou-se em Psicoterapia de Grupo, Terapia de Casal e Coaching. Desenvolveu a sua práctica clínica no Hospital Júlio de Matos e em clínicas privadas. Possui estudos de doutoramento em Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Formação em EMDR e Programação Neuro-Linguistica. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas e da Associação Portuguesa para o Mindfulness. É fundador da Clínica Psicologia Lisboa.

psicoterapiaDr. Ana Teresa Marques licenciou-se em Psicologia Clínica, especializou-se em Psicoterapia Individual, Terapia de Casal e da Familia. Desenvolveu a sua práctica clínica no Instituto de Cardiologia Preventiva e em clínicas privadas. É membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É membro fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças e da Associação EMDR Portugal. É fundadora e Directora Clínica da Clínica Psicologia Lisboa.


CONTACTOS:
Morada: Av. João XXI, nº. 28, 2º.Dir, Lisboa
Telefone: 96 140 49 50
Telefone: 91 437 50 55
Email: clinica.psicologia.lisboa@gmail.com
Site: www.clinicapsicologialisboa.com

PESQUISAR NESTE BLOG

 

tags

todas as tags

links

subscrever feeds