Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

Ansiedade, O que é?

22.04.15, Clínica Psicologia Lisboa

Ansiedade

 

ansiedade.jpg

 

 

Ansiedade é o termo utilizado para definir alguns problemas que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação.

Os problemas da ansiedade afectam a forma como pensamos, sentimos e agimos na medida em que se manifesta através de sintomas físicos reais.

Enquanto a ansiedade leve e moderada é caracterizada por sensações vagas de mal estar quando a ansiedade é forte e severa esta causa habitualmente uma grande incapacidade para fazer as coisas do dia a dia.

A maioria das pessoas tem um sentimento generalizado de preocupação e apreensão antes de fazer um teste ou falar em público. Este tipo de sintomas é completamente justificado e normal. No entanto, quando a pessoa sente um mal estar que a impede de fazer aquilo que tinha para fazer, ou quando a única opção que a pessoa parece ter é evitar a situação então está com um problema de ansiedade.

Os problemas de ansiedade podem ser entendidos em vários tipos, dois dos mais comuns são descritos em baixo.

Ansiedade – Ansiedade Generalizada

É um problema serio de ansiedade e é caracterizada pela excessiva preocupação e sintomas físicos, acerca de situações específicas do dia-a-dia, nomeadamente com a saúde, dinheiro, família ou trabalho. No entanto, apesar das situações serem especificas a fonte de preocupação é pouco especifica ou difusa. A pessoa não sabe porque se preocupa, simplesmente preocupa-se. A ansiedade é quase sempre desproporcionada em relação às situações. As pessoas que têm ansiedade generalizada esperam sempre o pior, o mais catastrófico das situações que lhes causam preocupação e essa ansiedade interfere com o seu modo de vida.

Ansiedade – Ataques de Pânico

Os ataques de pânico são um tipo de ansiedade caracterizada por sentimentos de terror e apreensão ao mesmo tempo que surgem de uma forma muito intensa e rápida sensações de tremores, tonturas, sensação de desmaio, descontrolo, batimento cardíaco acelerado e sensação de dificuldade em respirar. Este tipo de ansiedade surge muito rapidamente em situações novas, mas mais frequentemente em situações aonde já ocorreram outros ataques de pânico. O ataque de pânico leva a que a pessoa passe a ficar com muita atenção aos sintomas no seu corpo o que eleva a apreensão de voltar a ter novos ataques de pânico aumentando desta forma a sua ansiedade.

Ansiedade – Ansiedade Social

É um tipo de fobia social que é caracterizada pelo receio e medo de ser negativamente julgado e avaliado pelos outros, assim como uma sensibilidade muito grande à possibilidade de ser humilhado, criticado, rejeitado ou ignorado. Quase todas as situações sociais são tidas com o potencial perigo de algo de mau acontecer. Tudo começa com a timidez na infância, mas na idade adulta a ansiedade social toma a forma de evitamento e receio de intimidade emocional e física.

 

 

Clínica Psicologia Lisboa

Consultório Terapia Casal

Consulta Psicoterapia Lisboa

Clínica Psicologia Porto