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Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

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Baixar Stress, Equilíbrio Físico Psíquico

29.05.15, Clínica Psicologia Lisboa

baixar stress

 

Baixar Stress é muito importante para um regular e bom funcionamento físico e psíquico.

Quando pratica determinados exercícios para baixar stress o seu organismo vai ter menos cortisol, vai baixar o ritmo cardíaco e vai regular a pressão arterial.

Baixar Stress – Respire profundamente

  1. Sente-se calmamente com uma mão em seu estômago, o outro em seu peito.
  2. Respire lenta e profundamente pelo nariz, enchendo seus pulmões.
  3. Prenda a respiração por alguns segundos.
  4. Expire lentamente pela boca até que todo o ar está fora de seus pulmões.
  5. Repita mais quatro vezes.

Baixar Stress – Meditar

É uma prática muito antiga e por alguma razão ainda é utilizada hoje para baixar stress.

Durante alguns minutos por dia, sente-se calma e confortavelmente. Enquanto você faz isso, preste atenção a uma das seguintes coisas: à sua respiração, a um objeto, ao som de uma palavra ou frase (mantra). Quando surgirem pensamento, sensações ou outras distracções, não há qualquer problema, o objectivo não é não pensar ou não sentir, o objectivo é prestar atenção, por isso volte com a atenção para aquela coisa inicial.

Baixar Stress – Exercício

Apenas a 30 minutos de caminhada, natação ou ginástica em casa, por dia vai acalmar sua mente, diminuir a hormona do stress, gastar a adrenalina e libertar endorfinas as substancias químicas que melhoram o humor. No final do dia você sentirá o cansaço, mas dormirá melhor.

Baixar Stress – Imaginação Guiada

Esta técnica tem as mesmas vantagens de relaxamento que a respiração profunda. Funciona assim:

  1. Sente-se num lugar tranquilo e imagine-se num lugar calmo e tranquilo, como uma praia. Imagine-se andar por esse lugar, imaginando todas as cores, cheiros, sensações e sons.
  2. Enquanto esta a imaginar esse lugar calmo faça uma respiração profunda e lenta.
  3. Continue até que se sinta completamente relaxado.
  4. A sensação será tão boa que não lhe irá apetecer voltar lentamente para o mundo real.

 

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