Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

Consultório Psicologia Familiar

Bem-vindo(a) ao Consultório Psicologia Familiar. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Vida Familiar.

15 de Dezembro, 2015

Tipos de Ansiedade

Clínica Psicologia Emmente

tipos de ansiedade

 

Tipos de Ansiedade

Tipos de Ansiedade: Fobias

A fobia é um medo intenso de algo. Esse tipo de ansiedade é um medo desproporcional à realidade da situação. Estar perto da situação temida causa ansiedade. Por vezes só de pensar na situação faz disparar o medo e desta forma são evitadas todas as situação que possam expor a pessoa a esse sofrimento.

A consequência ultima deste evitamento fóbico é uma restrição daquilo que a pessoa faz, das suas actividades e até das relações.

Tipos de Ansiedade: Ansiedade Social

Ansiedade Social é provavelmente o mais comum dos tipos de ansiedade. Na ansiedade social a pessoa fica muito ansiosa com o que as outras pessoas pensam dela, ou como é que as outras pessoas a julgam. É nesse sentido que se evita conhecer pessoas, ou fazer coisas em frente ou para outras pessoas. Na ansiedade social existe o receio de embaraço, o sentimento de vergonha, o medo que as outras pessoas achem que é desadequado, fraco ou que não vai corresponder às expectativas.

As pessoas com ansiedade social evitam todas as situações em que antecipam que isso possa acontecer, o que provoca uma retracção e restrição enorme na vida social e afectiva da pessoa.

Tipos de Ansiedade: Agorafobia

A Agorafobia é um dos tipos de ansiedade mais comuns. Muitas pessoas pensam que a agorafobia signiifica o receio de espaços públicos e abertos, mas isso é apenas um aspecto desta ansiedade. Se a pessoa tem agorafobia tem uma ansiedade que se pode manifestar em várias situações, como por exemplo:

  • Ir a shoppings, entrar em espaços com muitas pessoas e sítios públicos
  • Viajar em comboios, metro, autocarros e aviões
  • Passar em pontes
  • Ir ao cinema, ao restaurante ou qualquer outro sitio em que a pessoa perceba que a saída possa ser difícil

Estes tipos de ansiedade têm todos um receio comum. Que é o receio de que se precisarem de ajuda ela possa não estar disponível, possa não existir naquele momento. Devido a este receio as pessoas com agorafobia tendem a escolher sítios que consideram seguros e restringem a sua vida a esses sítios

 

Clínica Psicologia Emmente